Algumas considerações sobre o Caldeirão da Santa Cruz

sexta-feira, 12 de março de 2010


Todas as frases foram extraídas do livro
"Um beato líder: narrativas memoráveis do caldeirão",
do Professor Domingos Sávio de Almeida Cordeiro.

Os trechos abaixo, trazem uma visão parcial do que foi o Caldeirão da Santa Cruz do Deserto.

A vida de José Lourenço, desde sua chegada a Juazeiro do Norte em 1890, perfaz uma trajetótia de uma liderança, influente e aglutinadora de grupos.

Aquela liderança de trabalhadores rurais "pobres e insubmissos, nas palavras de Rui Facó, tinha, entre outras características, um componente de sofrimento causado por ações injustas do Estado e perseguições das classes dominantes.



As "comunidades" organizadas por José Lourenço situavam-se na região do Cariri (Cariri Cearense - Sul do Ceará e Cariri Pernanmbucano). No Ceará: o Sítio Baixa Dantas, Cladeirão da Santa Cruz do Deserto e Mata dos Cavalos/ Sótio Cuzeiro - no Município de Crato; em Pernambuco, a União - no Município de Exú.       


O fato é que Juazeiro era uma "cidade perseguida", em termos religiosos pela ortodoxia católica do Ceará, contra o Pe Cídero, e em nível político pela imprensa e políticos da capital contra o Deputado Floro Bartholomeu.

O Caldeirão da Santa Cruz do Deserto:

Dentre todos os espaços organizados por José Lourenço, o de maior visibilidade perante contemporâneos e remanescentes é o Caldeirão.

O Caldeirão foi uma comunidade camponesa, que existiu durante 10 anos, onde habitaram aproximadamente 1.700 pessoas. No início, era um pequeno grupo sob liderança do Beato, em torno da devoção à Santa cruz. Possuía um sistema de produção e distribuição  de bens básicos (víveres, instrumentos, oportunidades de trabalho, moradia e "alimento para o espírito")  com características de autogestão: "tudo era de todos", e, pressupõe-se, que não havia distinção entre dirigentes executantes do processo de produção.


Era uma comunidade auto-sustentável, onde se podia enxergar um exemplo materializado de utopia comunista. 

Ataque com bombardeio aéreo:

Foi o primeiro núcleo de trabalhadores rurais destruído pelas forças militares do Estado do Ceará com o uso de bombardeio aéreo por aviões da FAB.                                                                                                                        
A origem do nome Caldeirão:

O seu primeiro nome, Caldeirão, deriva de formações rochosas na parte mais baixa da área, em forma de grandes reservatórios que acumulam água quando chove. Santa Cruz tem a ver com a morte de dois missionários Jesuítas. [Mas há cintrovérsias sobre essa origem]



Falarei mais sobre o Caldeirão noutras postagens.

3 comentários:

histórias de Araticum disse...

me fascina muito essa história do calderão,não entendo porque ela e tão pouco divulgada.
guimarães

Robson Roque disse...

histórias de Araticum,

De fato é uma história não muito lembrada (pra não dizer esquecida)... Aos poucos vamos falar mais sobre o Caldeirão aqui no História em Foco.

BiLL Braga disse...

ela não é tao divulgada pq "a memoria eh uma ilha de edição", como disse Waly Sailormon!
Vamos lutar para divulga-la ainda mais!
abraços

Postar um comentário

Antes de publicarmos o seu comentário ele deverá passar por avaliação da Equipe do Blog. Comentários Anônimos não serão publicados, deixe seu nome ao menos ao final do seu comentário.

Comente este Artigo.
Ou apenas quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

Continue a acessar nosso blog e a comentar os artigos.

 
[História em Foco] | by TNB ©2010