A batalha de termópilas: Espartanos contra Persas

sexta-feira, 24 de setembro de 2010


Vamos falar um pouco sobre a Batalha de Termópilas, que você já deve ter lido, ouvido falar ou viu representada no filme 300. Caso tenha algo a dizer ou acrescentar, sinta-se a vontade nos comentários.

Perdiam-se de vista os 200 mil homens do exército persa, do Rei Xérxes (não, não estou falando do Rodrigo Santoro). Para combater este poderosíssimo exército apenas 7 mil homens e o Rei Leônidas. Com tanta gente do seu lado e o pouco de espartanos - que na verdade era um contingente formado por conta das Olimpíadas e das festividades ao deus Apolo - o Rei Xérxes envia uma mensagem ao Rei Leônidas:

"Renda-se! Nós iremos disparar tantas flechas que o céu vai escurecer."

Prontamente o Rei Leônidas respondeu: "Ainda bem, pois assim lutaremos à sombra."

No dia seguinte Xérxes iniciou o ataque. Durante três dias o exército espartano matou cerca de 20 mil persas. No entanto, o exército de Leônidas foi traído e por isso surpreendido, restando apenas 300 espartanos, que resistiram até que morressem.

Comparado aos 200 mil soldados persas, o exército de Esparta foi massacrado: o Rei Leônidas foi decapitado e crucificado.

Nota: o estreito de Termópilas era uma faixa de areia de 13 metros entre o mar e a encosta da Grécia, a oeste.


Crédito da imagem: Wikipédia

0 comentários:

Postar um comentário

Antes de publicarmos o seu comentário ele deverá passar por avaliação da Equipe do Blog. Comentários Anônimos não serão publicados, deixe seu nome ao menos ao final do seu comentário.

Comente este Artigo.
Ou apenas quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

Continue a acessar nosso blog e a comentar os artigos.

 
[História em Foco] | by TNB ©2010