Curiosidades sobre o dia das crianças

terça-feira, 12 de outubro de 2010


Qual a origem do "dia das crianças"?


Hoje, 12 de outubro comemoramos no Brasil o "Dia das Crianças", data decretada pelo Deputado Federal Galdino do Valle Filho, em 1920. No entanto, o dia das crianças somente passou a ser festejado a partir do ano de 1960, quando um diretor de uma fábrica de brinquedos resolveu divulgar essa data como o dia da criança e assim incentivou as famílias a presentearem seus filhos aumentando suas vendas, a estratégia deu certo. Em comum acordo, o comércio instituía, então, o dia 12 de outubro como Dia da Criança, não só para homenageá-la como para estimular a venda de produtos infantis.

Noutros países:

Na China o dia das crianças é comemorado no dia 5 de maio;
Em Portugal no dia 1º de junho;
Na Índia, acontece em 15 de novembro;
No Japão, por exemplo, os meninos são homenageados no dia 5 de maio e as meninas são lembradas no dia 3 de março, nas tradicionais festas das bonecas.

De acordo com a ONU - Organização das Nações Unidas, o Dia Universal das Crianças é lembrado no dia  20 de novembro, quando se comemora a Declaração dos Direitos da Criança.

Esta declaração reconhece todas as crianças, independente de raça, credo, cor ou sexo, o direito à afeição, amor e compreensão; alimentação adequada, cuidados médicos, educação gratuita e proteção contra todas as formas de exploração.



RSS/Feed - Receba automaticamente todas os artigos deste blog. Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comentários:

Postar um comentário

Antes de publicarmos o seu comentário ele deverá passar por avaliação da Equipe do Blog. Comentários Anônimos não serão publicados, deixe seu nome ao menos ao final do seu comentário.

Comente este Artigo.
Ou apenas quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

Continue a acessar nosso blog e a comentar os artigos.

 
[História em Foco] | by TNB ©2010