Feudalismo - O Colonato

sexta-feira, 29 de outubro de 2010


O colonato surgiu para atender a um triplo interesse:
  • Dos Proprietários de terras que, como veremos adiante, mantinham pessoas em suas terras (manos servis) ocasionando o aumento da produção e diminuição de custos de manutenção de suas propriedades;
  • Do Estado, com a vantagem do controle do fisco imperial sobre os camponeses e consequentemente maior arrecadação;
  • Dos mais humildes, que buscavam estabilidade e segurança.
No colonato, as terras ficavam divididas em três partes:
  • Reserva Senhorial
  • Lotes (mansos servis) e
  • Terras comunais 

Na reserva senhorial, localizavam-se os principais terrenos de cultivo, além das ferramentas de trabalho: moinhos, celeiros, oficinas artesanais, estábulos e fornos. Toda a produção da reserva
senhorial era destinada ao senhor, proprietário do domínio.
Na outra parte da reserva senhorial, encontravam-se pequenos lotes de terras, chamados de mansos servis, que eram entregues, cada lote, a uma família, em troca de obrigações como a entrega de parte da produção do lote e o trabalho na reserva senhorial onde, todo o resultado do trabalho cabia ao senhor do feudo.
<>

Mas o que as famílias ganhavam com isso? 

Ter um lote era possuir a garantia de casa, comida e proteção (falaremos disso noutro dia). Imagine a um escravo receber um lote. Era uma considerável melhora de sua condição.Justamente a partir desta melhora, surge a figura do colono:

"Ele ficava unido ao lote que ocupava e jamais podia abandoná-lo, assim como não podia ser privado pelo proprietário. A terra não podia ser vendida sem o colono, nem ele sem a terra."
Hilário Franco Jr

Portanto, e como fixava o Código Justiniano, do século VI, o colono era um escravo com uma condição melhor, escravo da terra em que nascia.

Nas terras comunais, de uso tanto do senhor como dos camponeses, estava a área destinada à pastagem e pequenos bosques de onde se retirava a lenha.

A economia feudal tendia à auto-suficiência, ou seja, à produção do necessário para sobreviver: alimentação, armamento, vestuário e utensílios.

Acompanhe nossas próximas postagens, pois continuaremos a falar sobre o feudalismo. Já amanhã falaremos da mobilidade da sociedade feudal. Será se o camponês ascendia de status social? Você saberá amanhã. Você pode até assinar - gratuitamente - o nosso feed, para ficar sempre atualizado:
[Assinar Feed] [Receber nossos artigos em seu email]
Outros artigos sobre Feudalismo, clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

Antes de publicarmos o seu comentário ele deverá passar por avaliação da Equipe do Blog. Comentários Anônimos não serão publicados, deixe seu nome ao menos ao final do seu comentário.

Comente este Artigo.
Ou apenas quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

Continue a acessar nosso blog e a comentar os artigos.

 
[História em Foco] | by TNB ©2010