Quem era Adolf Hitler e quais seus pensamentos?

domingo, 10 de outubro de 2010

Adolf Hitler nasceu na Áustria, em 20 de abril de 1889, sendo o 4º filho de um funcionário sem muita importância. Não era um estudante exemplar, deixando a escola e vivendo no ócio por mais de dois anos.

Em 1908 passou a ganhar algum dinheiro pintando cartões-postais, logo após a Academia de Artes de Viena ter rejeitado seu pedido de ingresso. No começo da Primeira Guerra Mundial, Hitler encontrava-se em Munique. Os entraves da guerra vieram dar mais "emoção" a sua vida: passou a combater como voluntário no exército alemão, onde foi condecorado com a Cruz de Ferro (ver imagem abaixo) em duas ocasiões.

A derrota alemã só intensificou sua dedicação ao nacionalismo racial. em 1919, ele ingressou no Partido Nazista. Como uma oratória impecáve
l, (onde usava técnicas do teatro, por exemplo) não foi tão difícil tornar-se líder do partido.

O militarismo no Partido Nazista:


Assim como Mussolini, Hitler adaptou ao Partido Nazista, as técnicas e atitudes inerentes ao militarismo: saudações, uniformes, bandeiras, emblemas, etc.

No tempo em que esteve preso, após tentar tomar o poder do governo da Baviera, ele editou o Mein Kampf ("Minha Luta") que continha  sua doutrina. Nele, Hitler rejeitava as tradições  judaico-cristãs e o Iluminismo, e ainda defendia uma nova ordem mundial, a partir do Nacionalismo Racial.


Hitler não pretendia governar tendo como base a Constituição alemã e o Reichstag (Parlamento), mas agia rapidamente para conquistar poderes ditatoriais.


A Ideologia Nazista:

"O Nazismo não era uma ideologia irracional; o nazismo trabalhava, mais do que outras ideologias, o componente irracional das pessoas. E o fazia de uma forma absolutamente racional, premeditada e planejada, desde os desfiles, rigorosamente coreografados, os discursos de Hitler, em que uma iluminação colocada atrás dava a ilusão de que o sol o elevava, as bandeiras e estandartes colocados nas ruas dando uma aparência de festa e compondo os elementos cenográficos de um ritual que reforçava a comunhão nacional, etc. Estes aspectos do nazismo são tão centrais na compreensão da adesão das pessoas quanto a análise dos seus conteúdos políticos."


CYTRYNOWICZ, Roney. "Loucura Coletiva ou Desvio da História:
 as Dificuldades de interpretar o Nazismo" In COGGIOLA, O. (org.). 
Segunda Guerra Mundial: um balanço histórico.


Leia também:




RSS/Feed - Receba automaticamente todas os artigos deste blog. Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comentários:

Postar um comentário

Antes de publicarmos o seu comentário ele deverá passar por avaliação da Equipe do Blog. Comentários Anônimos não serão publicados, deixe seu nome ao menos ao final do seu comentário.

Comente este Artigo.
Ou apenas quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

Continue a acessar nosso blog e a comentar os artigos.

 
[História em Foco] | by TNB ©2010