A participação dos EUA em Golpes de Estado no Brasil - 1964

terça-feira, 2 de novembro de 2010


Na década de 1960, o principal golpe militar na américa latina ocorreu no Brasil, dada sua importância econômica e demográfica no continente.

Tal golpe tinha por objetivo:
"Restaurar no Brasil a ordem econômica e financeira e tomar urgentes medidas destinadas a drenar o bolsão comunista." Osvaldo Coggiola
Um dos primeiros aspectos a se observar é a participação patrocinadora dos Estados Unidos, efetivamente no combate político ao governo brasileiro por meio de sua embaixada:

"O embaixador Lincoln Gordon era assíduo freqüentador do palácio presidencial. Sugeria nomes para compor os ministérios, censurava as escolhas de "esquerdistas" para as assessorias do presidente, criticava abertamente projetos e iniciativas governamentais"

Toda ação contrária ao governo era incentivada pelos norte-americanos. Parte dessas ações eram conhecidas como "ajuda às ilhas de sanidade administrativa". Constituíam-se num processo de ajuda econômica aos estados de oposição ao governo, montada pelos EUA.

Sendo assim, foram beneficiados os Estados e seus respectivos governadores:

  • Guanabara - Carlos Lacerda
  • São Paulo - Ademar de Barros
  • Minas Gerais - Magalhães Pinto
Operação Brother Sam

Tal operação partiu da aprovação, no dia 31 de março de 1964, de um plano militar norte-americano de envio, ao Brasil, de um porta-aviões, petroleiros bélicos, destróiers, navios de manutenção e mantenimentos, 110 toneladas de munições, aviões tanques, etc.

Tudo isso com o objetivo de fornecer apoio logístico e bélico aos golpistas. entretanto, não foi preciso disparar um tiro para a derrubada do governo de João Goulart.

A partir do Golpe, a vida política no Brasil passou a ser regida pelos atos institucionais, mas isso já é assunto para uma próxima postagem.

Fique sempre atualizado (a), assine nosso Feed , é de graça:

0 comentários:

Postar um comentário

Antes de publicarmos o seu comentário ele deverá passar por avaliação da Equipe do Blog. Comentários Anônimos não serão publicados, deixe seu nome ao menos ao final do seu comentário.

Comente este Artigo.
Ou apenas quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

Continue a acessar nosso blog e a comentar os artigos.

 
[História em Foco] | by TNB ©2010