Como Fazíamos sem... Testes de Gravidez?

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010


A urina da mulher supostamente grávida, sempre foi a base para os testes de gravidez

Muitos métodos caseiros e imprecisos foram utilizados ao longo dos séculos para confirmar ou não uma suspeita de gravidez. A maioria desses procedimentos, porém, sempre teve uma prática em comum: o uso da urina para obter a resposta que mudaria para sempre a vida de uma mulher.

No Egito Antigo, a possível futura mãe fazia xixi sobre sementes de de trigo ou de cevada durante alguns dias seguidos. Se germinassem, era sinal de que estava à espera de um bebê. Era comum também os egípcios observarem a coloração da urina, procurando mudanças em seu visual.

Mas foi na Europa da Idade Média que a aparência do líquido foi valorizada. Para tentar saber se uma mulher estava grávida ou não, uma amostra era colhida e misturada a vinho ou a outras bebidas alcoólicas para ver se os fluídos produziam reações químicas. Há registros do século 16 que descrevem colorações esverdeadas e esbranquiçadas da urina, interpretadas com indícios de uma provável gestação.

Foi apenas no século 19 que o homem começou a desvendar o caminho para detectar uma gravidez com mais precisão. Em 1904, o cientista inglês Ernest Starling identificou substâncias liberadas por glândulas que foram chamadas por ele de hormônios. Nos anos seguintes, essa descoberta fundamental levaria a novos testes. Por volta dos anos 1920, o hormônio HCG (gonadofrina coriônica humana), presente na placenta e, consequentemente, no xixi, começou a ser usado como uma forma de reconhecer a gravidez.

Vários desses métodos envolviam animais, como ratos, sapos e coelhos. na fêmea de uma espécie sul-africana de sapo, a urina de uma grávida fazia com que o animal ovulasse e expelisse ovos poucas horas depois de receber uma injeção de urina de uma grávida. Pelo mesmo modo, um macho de uma outra espécie liberaria espermatozóides. NAs décadas seguintes, a presença do HCG começou a ser identificada em exames de laboratório. O teste de farmácia que conhecemos hoje, também baseado no HCG, só chegou ao mercado dos Estados Unidos nos anos 1970

0 comentários:

Postar um comentário

Antes de publicarmos o seu comentário ele deverá passar por avaliação da Equipe do Blog. Comentários Anônimos não serão publicados, deixe seu nome ao menos ao final do seu comentário.

Comente este Artigo.
Ou apenas quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

Continue a acessar nosso blog e a comentar os artigos.

 
[História em Foco] | by TNB ©2010