A Revolução Industrial - Parte 1

domingo, 12 de dezembro de 2010


Ao pensarmos em "Revolução" a primeira coisa que nos vem em mente é o sentido de revolta, disputas, etc. Mas o que trataremos nesta postagem é o sentido de transformação que a Revolução Industrial trouxe.

A Revolução industrial, teve seu início na Inglaterra, na segunda metade do século XVIII. Ficou caracterizada pela mecanização do sistema fabril, depois do surgimento de fábricas que usavam máquinas no lugar de ferramentas e que, aos poucos substituía o trabalho braçal por outras forças: carvão, vapor e, depois, eletricidade e motores a combustão interna). Além disso destaca-se o trabalho assalariado e a produção em série.

As transformações trazidas pela Revolução Industrial, não aconteceram do dia para a noite. Ela herdou um lento processo de aprendizagem e aprimoramentos técnicos. O resultado de tais inovações foi a multiplicação da produção de mercadorias e de serviços, o que trouxe também grande impacto para a área econômica. Surgiram novos produtos e os que já existiam tiveram uma redução do seu valor, o que gerou a ampliação do mercado consumidor.

Desta forma, o a aceleração do crescimento econômico tornou-se uma regra para a sociedade capitalista.
Antes, os artesãos agrupavam-se nas chamadas corporações de ofício e dominavam todas as fases da produção de seus bens: tinha conhecimento do valor de cada produto seu que era feito, observando-s e a técnica utilizada, o tempo o esforço gastos para o produzirem. A partir das transformações propiciaram maior velocidade na produção desses produtos. Como disse acima, isso resultou no aumento do mercado consumidor, na aceleração da produção e na redução do valor dos produtos.

Cabia aos artesãos, depois de transformadas as relações de trabalho no meio fabril, especializar-se na sua mão-de-obra, tendo domínio, agora, por apenas uma parte do processo de produção industrial. Sendo assim, o trabalhador que antes detinha todos os processos da produção, agora recebia um salário para desempenhar determinada função. Essa mudança ocorreu principalmente por meio do controle dos meios de produção por parte da classe burguesa.

Continua...

0 comentários:

Postar um comentário

Antes de publicarmos o seu comentário ele deverá passar por avaliação da Equipe do Blog. Comentários Anônimos não serão publicados, deixe seu nome ao menos ao final do seu comentário.

Comente este Artigo.
Ou apenas quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

Continue a acessar nosso blog e a comentar os artigos.

 
[História em Foco] | by TNB ©2010