Como tomar notas da melhor maneira:

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Estamos próximos do recomeço das aulas, um bom momento para pensarmos em maneiras de aprimorar a nossa capacidade de absorver e registrar informações para consultarmos futuramente, por exemplo, para uma prova. O ato de tomar notas pode te ajudar a memorizar e posteriormente recuperar  informações.

Falaremos agora de um método bem interessante para tomar notas, que passei a utilizar e vem dando certo para mim e pode cair como uma luva para você: o método Cornell.


Este método, como mostram as imagens, é baseado na estruturação da folha organizada em três áreas:
Você pode organizar essas áreas em seu caderno de diversas formas:
  • Usando uma régua para separar as áreas;
  • Imprimir folhas que já venham neste formato ou
  • Como faço, utilizar o método sem traçar seus limites, num caderno normal.
Como fazer uso do método Cornell:

Na área azul você vai escrever as anotações da aula, reunião, etc. de forma concisa e com clareza. Na parte vermelha você colocará palavras-chave em relação ao que está na área azul. Já na área amarela você registra um sumário do assunto, podendo inclusive colocar informações sobre a atividade (data, tema, local...).

Esse método ajuda também na hora de estudar para uma prova, onde você pode tapar, como uma folha, o que anotou na área azul e, vendo as palavras-chave da área vermelha, tentar lembrar o seu significado.

0 comentários:

Postar um comentário

Antes de publicarmos o seu comentário ele deverá passar por avaliação da Equipe do Blog. Comentários Anônimos não serão publicados, deixe seu nome ao menos ao final do seu comentário.

Comente este Artigo.
Ou apenas quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

Continue a acessar nosso blog e a comentar os artigos.

 
[História em Foco] | by TNB ©2010