Tal golpe tinha por objetivo:
"Restaurar no Brasil a ordem econômica e financeira e tomar urgentes medidas destinadas a drenar o bolsão comunista." Osvaldo CoggiolaUm dos primeiros aspectos a se observar é a participação patrocinadora dos Estados Unidos, efetivamente no combate político ao governo brasileiro por meio de sua embaixada:
"O embaixador Lincoln Gordon era assíduo freqüentador do palácio presidencial. Sugeria nomes para compor os ministérios, censurava as escolhas de "esquerdistas" para as assessorias do presidente, criticava abertamente projetos e iniciativas governamentais"
Toda ação contrária ao governo era incentivada pelos norte-americanos. Parte dessas ações eram conhecidas como "ajuda às ilhas de sanidade administrativa". Constituíam-se num processo de ajuda econômica aos estados de oposição ao governo, montada pelos EUA.
Sendo assim, foram beneficiados os Estados e seus respectivos governadores:
Operação Brother Sam
Tal operação partiu da aprovação, no dia 31 de março de 1964, de um plano militar norte-americano de envio, ao Brasil, de um porta-aviões, petroleiros bélicos, destróiers, navios de manutenção e mantenimentos, 110 toneladas de munições, aviões tanques, etc.
Tudo isso com o objetivo de fornecer apoio logístico e bélico aos golpistas. entretanto, não foi preciso disparar um tiro para a derrubada do governo de João Goulart.
A partir do Golpe, a vida política no Brasil passou a ser regida pelos atos institucionais, mas isso já é assunto para uma próxima postagem.
Fique sempre atualizado (a), assine nosso Feed , é de graça:
0 comentários:
Postar um comentário
Antes de publicarmos o seu comentário ele deverá passar por avaliação da Equipe do Blog. Comentários Anônimos não serão publicados, deixe seu nome ao menos ao final do seu comentário.
Comente este Artigo.
Ou apenas quer entrar em contato conosco? Clique Aqui
Continue a acessar nosso blog e a comentar os artigos.