O Haiti já foi a Pérola das Antilhas

segunda-feira, 15 de março de 2010

O Haiti, no século 18 era a região mais próspera do novo mundo. Colônia da França, o país subsidiava um quarto da sua riqueza, principalmente através da produção de açúcar, que chegava a 75% do açúcar comercializado em todo o mundo.

Apesar de ser chamada de pérola das Antilhas, o Haiti enfrenta há séculos diversas crises políticas e catástrofes, como a que ocorreu em janeiro deste ano, o terremoto que matou mais de 200 mil pessoas.

O Haiti encontra-se localizado numa zona de extrema instabilidade geográfica, entre duas placas tectônicas, sujeito a temores e furacões.


Mas será que apenas essas catástrofes fizeram com que o país se tornasse o mais pobre das Américas?

Cerca de 70% da população haitiana vive com até 2 dólares por dia.

Desde o descobrimento do Haiti - em 1402, quando Colombo chega à ilha Hispaniola - a violência tem reinado em sua História. A escravidão foi abolida em 1794 e, com a rebelião do ex-escravo L'Overture, foi gestada, em 1804, a independência do País.

No ano de 1956 teve início o regime do terror, quando Grançois Duvalier, chamado de Papa Doc, criou uma milícia denominada tonton macouts (bichos papões). O regime teve continuidade com seu filho, Baby Doc, que foi deposto em seguida.

Entretanto é importante frisar que a mudança de regime político não fez a violência diminuir e, em 2004, a ONU interveio na situação daquele país.

2 comentários:

Adinalzir disse...

Coitado do Haiti... Sempre foi explorado e vilipendiado pelos seus colonizadores e tiranos.

Meus parabéns pelo texto!

Robson Roque disse...

Prof. Adinalzir, que bom que o senhor gostou do texto. Quem sabe o senhor também não passa a escrever no História em Foco também. Tens interesse?

Postar um comentário

Antes de publicarmos o seu comentário ele deverá passar por avaliação da Equipe do Blog. Comentários Anônimos não serão publicados, deixe seu nome ao menos ao final do seu comentário.

Comente este Artigo.
Ou apenas quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

Continue a acessar nosso blog e a comentar os artigos.

 
[História em Foco] | by TNB ©2010