E se as copas de 1942 e 46 tivessem sido jogadas?

quarta-feira, 28 de abril de 2010


A primeira coisa a destacar é que o Brasil não esperaria até o ano de 1950 para sediar pela primeira vez uma Copa do Mundo, visto que a edição de 1942 já estava marcada para ser aqui.

Já para a edição seguinte, em 1946, não existia uma definição para a sede, embora a tendência apontasse para o continente europeu, respeitando o rodízio entre os continentes.

Como seria, então, a competição em si?

Teoricamente teria sido um fiasco. Existia grande possibilidade de países participantes da Copa não enviarem suas seleções para a disputa. Isso porque com a guerra, os recursos estavam voltados para a produção bélica. Além do mais, muitos dos atletas eram militares, alistados e convocados para aos campos de batalhas.

Após a guerra vários problemas surgiram a partir das relações políticas entre países vencedores e derrotados.

Neste cenário de guerra, os países sulamericanos levaria certa vantagem por não estarem diretamente envolvidos nos entraves da guerra. Diante disso, hoje o Brasil certamente já seria hexacampeão: Copa de 1942 no Brasil e grandes potências do futebol não estariam jogando.

E já que ontem comemorávamos os 70 anos do estádio Pacaembu, provavelmente a final da Copa de 1942 seria nesse estádio, o maior do país com capacidade para 45 mil pessoas, além do que o Maracanã só seria construído em 1949.

0 comentários:

Postar um comentário

Antes de publicarmos o seu comentário ele deverá passar por avaliação da Equipe do Blog. Comentários Anônimos não serão publicados, deixe seu nome ao menos ao final do seu comentário.

Comente este Artigo.
Ou apenas quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

Continue a acessar nosso blog e a comentar os artigos.

 
[História em Foco] | by TNB ©2010