A Sociedade Feudal:

sábado, 14 de agosto de 2010

No período medieval, a posse de terra era fator primordial para definir as diferenças entre os grupos sociais.

No ponto mais alto da pirâmide-social estavam o Clero e a Nobreza. A esses dois grupos cabia a direção da sociedade:

Ao Clero, cabia o zelo pela manutenção dos princípios da tradição cristã, combater o mal e o pecado com a doutrina religiosa;

A Nobreza imcumbia-se da direção militar.

No entanto, em não raros momentos, clérigos e nobres se enfrentavam em defesa da honra de cada grupo ou pela posse de mais terras e riquezas.



Como esses dois grupos se sustentavam?

Através justamente da posse de terras e da atvidade agrícola desenvolvida por "trabalhadores". A Igreja era
a maior detentora de terras e seus bens só aumentavam, enquanto muitos nobres deixavam terras e propriedades a serem divididas como herança à Igreja.

E mais: a nobreza precisava da aquisição de materiais militares (espadas, armaduras, escudos...) e cavalos. Desta forma, terras e camponeses eram indispensáveis aos nobres e quanto maior fosse o seu poderio militar, maiores seriam as chances de expandir seus domínios. Portanto a guerra era uma atividade econômica corriqueira no feudalismo.

A partir dessa prática econômica, surgiram dentro da nobreza, relações de subordinação através de compromissos militares de ambas as partes do acordo. Esse acordo era denominado como acordo feudo-vassálico, em que nobres com maior poder cediam alguns benefícios a outros nobres, como troca de ajuda militar: terras para sustento do status social, por exemplo.

Sendo assim, o nobre que cedia tais favores era denominado como suserano. Já o nobre que recebia as terras, chamadas de feudo, era denominado vassalo.

Mas ouvi falar que eram três os estamentos sociais no feudalismo...

Exatamente. Abaixo desses dos grupos sociais - Clero e Nobreza - estavam todos os trabalhadores: servos, artesãos, comerciantes e pequenos camponeses.

Essas pessoas faziam parte da grande maioria da população. Podemos, depois do que falamos até aqui, classifiar os grupos sociais dessa forma:

  • Os que rezam (oratores) - Clero;
  • Os que combatem (bellatores) - Nobreza ;
  • Os que trabalham (laboratores) - Trabalhadores.

0 comentários:

Postar um comentário

Antes de publicarmos o seu comentário ele deverá passar por avaliação da Equipe do Blog. Comentários Anônimos não serão publicados, deixe seu nome ao menos ao final do seu comentário.

Comente este Artigo.
Ou apenas quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

Continue a acessar nosso blog e a comentar os artigos.

 
[História em Foco] | by TNB ©2010