Governos Militares - Bolívia 1964

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Em 1964, o governo civil do MNR - Movimento Nacionalista Revolucionário foi derrubado pelas Forças Armadas, chefiadas por René Barrientos Ortuño.

O MNR havia herdado a instabilidade política iniciada com a revolução de 9 de abril de 1952, que dava fim ao "Sexênio", mais conhecido como o Governo da "Rosca", como era conhecida a oligarquia agrária e do estanho. Essa Oligarquia era formado pelos "barões" - Patiño, Aramayo e Rotschild, que possuíam algumas das maiores fortunas do planeta, na época.

"Durante os anos de 1952 a 1964, os mineiros bolilvianos protagonizaram uma das maiores e mais profundas revoluções da América do Sul".

Neste período, o levante dos mineiros deu fim ao regime da "rosca", praticamente destruiu o exército e nacionalizou o complexo mineiro.

Além das nacionalizações, a reforma agrária aconteceu, entretanto, com indenizações compensatórias e acompanhada de intensa burocracia. Ao MNR coube a sua principal tarefa de reconstruir as Forças Armadas, contando com a ajuda - militar e financeira - dos Estados Unidos.

Em 1964, foi dado ponto final ao regime de governo do Movimento Nacionalista Revolucionário, imerso por crises políticas e econômicas.

RSS/Feed - Receba automaticamente todas os artigos deste blog. Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comentários:

Postar um comentário

Antes de publicarmos o seu comentário ele deverá passar por avaliação da Equipe do Blog. Comentários Anônimos não serão publicados, deixe seu nome ao menos ao final do seu comentário.

Comente este Artigo.
Ou apenas quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

Continue a acessar nosso blog e a comentar os artigos.

 
[História em Foco] | by TNB ©2010