O Rio Grande do Sul na Revolução de 1930

quarta-feira, 6 de outubro de 2010



Porque o Rio Grande do Sul, governado por Getúlio Vargas, ex ministro da fazenda de Washington Luiz entrou numa revolução contra o poder central?

O Rio Grande do Sul tinha 2 chefes conservadores: Borges de medeiros, cacique absoluto do PRR (partido republicano riograndense) e o próprio vargas. Borges de medeiros resistiu ao quanto pode para evitar a Revolução de 1930 Getúlio era o candidato oficial! a vez era de Antônio Carlos, candidato de minas gerais, pois o anterior, Washington Luiz era paulista, também conhecido como mandão e barbado, apoiador oficial de Júlio Prestes!

Antônio Carlos mineiramente deu o troco. Não podendo bancar o cargo por ser velho, borges de meeiros passou a vez para Getúlio Vargas!

Em 28 de setembro ocorrem eleições para presidente com Vargas ganhando por 229.000 votos contra 289 de Júlio prestes! É a gota d'água, pois os paulistas acusam Vargas de fraudar a eleição, ele não fraudando
ela! Através do telégrafo, entra em contato com o chefe da guarda civil, que depois vem a ser milicia da policia militar, agenor barcelos filho, junto com Flores da Cunha e Oswaldo Aranha iniciam a marcha forçada rumo ao QG da 3ª Região Militar a fim de dominar, com apoio da Brigada Militar cujo QG é quase em frente, cobrindo o assalto de infantaria com metralhadoras! O paraná e Santa Catarina também apóiam a revolução que começa a tomar ares de guerra civil após a noite de 4 de outubro, quando do assassinato de joão pessoa!
no dia 5 de outubro, Juarez Távora um dos militares que estava baseado na Paraíba, avança rumo a recife mas é recebido a bala!


RSS/Feed - Receba automaticamente todas os artigos deste blog. Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comentários:

Postar um comentário

Antes de publicarmos o seu comentário ele deverá passar por avaliação da Equipe do Blog. Comentários Anônimos não serão publicados, deixe seu nome ao menos ao final do seu comentário.

Comente este Artigo.
Ou apenas quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

Continue a acessar nosso blog e a comentar os artigos.

 
[História em Foco] | by TNB ©2010