Os Governos Militares na América Latina.

sábado, 2 de outubro de 2010


Entre os anos 1960 e 1980, o continente latino-americano, mais acentuadamente a América do Sul, viveu um período marcado pelos regimes militares. Ainda hoje é possível sentir suas conseqüências.

De início, a intervenção dos militares era anunciada como passageira e saneadora do "caos causado pela esquerda" dos países latino-americanos. Em cada país de intervenção militar é óssível observar alguns pontos em comum:

  • Dissolução das instituições representativas
  • Falência ou cruse dos regimes e partidos políticos tradicionais
  • Militarização da vida política e social em geral
  • Crescente poderio econômico, social e político da instituição militar.
No decorrer das próximas postagens falaremos mais dos regimes militares latino-americanos, como: Brasil, Bolívia, Argentina, entre outros.

Buscaremos traçar pontos em comum e dessemelhanças entre eles, seus principais autores e acontecimentos, o desenrolar dos fatos, a participação "patrocinadora" dos Estados Unidos, as perseguições, exílios, etc. Falaremos ainda sobre o poder sangrento desses regimes, como por exemplo, a ESMA, na Argentina, que vitimou mais de 5 mil pessoas.

Para acompanhar o nosso blog, você pode receber nossos artigos - GRATUITAMENTE - em sua caixa de email ou agregador de feeds. Basta assinar nosso feed, clicando aqui ou na ferramenta "Receba nossas atualizações" na barra lateral á direita.

Até às próximas postagens.



0 comentários:

Postar um comentário

Antes de publicarmos o seu comentário ele deverá passar por avaliação da Equipe do Blog. Comentários Anônimos não serão publicados, deixe seu nome ao menos ao final do seu comentário.

Comente este Artigo.
Ou apenas quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

Continue a acessar nosso blog e a comentar os artigos.

 
[História em Foco] | by TNB ©2010