As Obrigações dos Servos no Sistema Feudal:

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011


A terra era cedida ao camponês. O senhor feudal doava cerca de 40% a 50% de suas terras (senhorio) aos servos, que deveriam cultivá-la. Entretanto o seu trabalho de cultivar a terra não estava ligado apenas ao seu manso (lote de terra) mas o servo também trabalhava na reserva senhorial. Além disso ele deveria corresponder a esta doação com algumas obrigações.

Alguns dias da semana ele trabalhava nas terras na reserva senhorial, onde toda a produção cabia ao senhor, na obrigação conhecida como corvéia.

Cada família de camponeses, cultiva seu lote, de até 3 hectares, tirando dele sua subsistência, mas pagando também o censo, que era uma taxa fixa, cobrada por conta do usufruto da terra.

Além dessas, existiam outras obrigações:

  • Talha - parte do que se produzia em seu lote era doada ao senhor.
  • Chevage - Taxa anual para reafirmar sua condição de dependência.
  • Formariage - Taxa para casar-se com uma ṕessoas de outra condição social ou para "trocar" de senhor.
  • Mão-morta - um presente dado ao senhor para poder passar o lote como herança aos filhos.
Como se vê, não eram poucas as obrigações do servo para com o seu senhor. Vejamos esse relato que exemplifica bem a questão. O fato ocorre na França, no início do século 12:

"Neste manso reside Guichard, bom camponês,  que deve: nas páscoa um cordeiro; na ceifa, seis moedas; na colheita, uma refeição e um sesteiro de 40 litros de aveia; na vindima, doze moedas; no Natal, doze moedas, três pães e meio sesteiro de vinho; no começo da Quaresma, seis moedas."

Por fim, o servo produzia e o seu manso dava frutos, tinha boa colheita, etc. Mas como ele moeria as sementes? Onde ele poderia utilizar o forno? Para isso e muitas outras coisas, os servos deveriam pagar para usar as ferramentas encontradas nas terras do senhor (no manso senhorial). Esse pagamento era chamado de banalidade.

Amanhã falaremos sobre a estratificação da sociedade feudal, ou seja, de como ela estava organizada a partir de uma divisão em 3 grupos: oratores, bellatores e labotarores.



Assine, gratuitamente, o Feed do [História Em Foco] ou receba nossos artigos em seu email








0 comentários:

Postar um comentário

Antes de publicarmos o seu comentário ele deverá passar por avaliação da Equipe do Blog. Comentários Anônimos não serão publicados, deixe seu nome ao menos ao final do seu comentário.

Comente este Artigo.
Ou apenas quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

Continue a acessar nosso blog e a comentar os artigos.

 
[História em Foco] | by TNB ©2010