Sociedade Feudal - Oratores, Bellatores e Laboratores

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011


A Sociedade Feudal, estava organizada em três grupos:
  • O clero - na linguagem da época, os oratores: os que rezam;
  • Os Guerreiros - os que combatem: bellatores e
  • os trabalhadores - laboratores






Como lembra o professor Hilário Franco Jr*, "esse esquema tripartido", nada mais era que "uma construção ideológica, uma representação mental. Esse esquema surgiu quando começaram a existir algumas tensões, numa época de muitas transformações sociais.



"A ideologia das três ordens (oratores, bellatores e laboratores) funcionava para a elite em sobretudo, para a elite clerical elaboradora do modelo, como um sonho e também como uma arma para manter seus interesses."
Esse sistema de ordens não favorecia uma mobilidade social, como já mostramos na postagem "A imobilidade Social no Feudalismo". O próprio sentido da palavra ordem (ordo em linguagem da época) demonstra esse imobilismos:


"Corpo social isolado dos demais e investido de responsabilidades específicas; organização justa e boa do universo que deve ser mantida pela moral e pelo poder"
Portanto, esse modelo de estratificação da sociedade, foi pensado para combater "as forças do mal", ou seja, as transformações e tensões sociais que vinham ocorrendo.


Enfim, essa forma tripartida de sociedade estava hierarquizada, mas com a aceitação de todos, visto que da separação surgia a unidade, como se pensava. Para isso existia a colaboração de cada ordem: enquanto uns rezam, para afastar as forças do mal, outros lutam e outros trabalham. Nisso tudo, no topo encontrava-se a Igreja, que detinha o monopólio do sagrado.




_____
As citações, em aspas, foram retiradas do livro "Feudalismo: uma sociedade religiosa, guerreira e camponesa" do Professor Hilário franco Jr.


Assine, gratuitamente, o Feed do [História Em Foco] ou receba nossos artigos em seu email

0 comentários:

Postar um comentário

Antes de publicarmos o seu comentário ele deverá passar por avaliação da Equipe do Blog. Comentários Anônimos não serão publicados, deixe seu nome ao menos ao final do seu comentário.

Comente este Artigo.
Ou apenas quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

Continue a acessar nosso blog e a comentar os artigos.

 
[História em Foco] | by TNB ©2010