A Estrutura Feudal:

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011


Veja todas as nossas postagens sobre Feudalismo, clicando aqui.

Amigos Leitores, nos próximos dias continuaremos a falar do feudalismo e terminaremos publicando o primeiro e-book do nosso Blog. Hoje daremos continuidade ao assunto.

A estrutura feudal

O Feudalismo foi formado a partir de alguns aspectos que desde os séculos 10 e 11 encontravam-se entrelaçados, propiciando o seu surgimento e sua estruturação. Cada um desses aspectos (ruralização, hierarquização e clericalização social, entre outros) tiveram sua parcela de contribuição, em que nenhum foi mais importante do que outro: cada um se completava e, podemos dizer, era causa e consequência do outro.

Economia baseada na agricultura:


A economia feudal estava baseada no setor primário, ou seja, na agricultura. Quase todas as pessoas dependiam dela, do campo. Entretanto, é necessário ressaltar que existiam outras atividades de cunho econômico, que detinham uma parcela considerável de contribuição para a sociedade. Um exemplo é o comércio, mesmo sendo de certa forma irregular e de variar de região para região. Os camponeses vendiam o excedente de sua produção nas feiras. por isso, não é correto, nem se pode hoje continuar a ver o feudalismo inteira e puramente dependente da agricultura.

Então, o que mais caracterizava o Feudalismo não era o seu viés agrário?

Não. O principal aspecto para diferenciar o feudalismo de outras sociedades pré-industriais é o seu caráter de tipo de mão-de-obra. Em fins da Antiguidade, o escravo e o trabalhador livre passaram por intensas mudanças, até ser gestado o elemento identificador deste tipo de sociedade: o senhorio.

O Senhorio:


Cada senhorio encontrava-se organizado em três partes (leia mais sobre isso no post  Feudalismo - O Colonato):
  • Reserva Senhorial: cerca de 30% do total do senhorio
  • Os lotes (conhecidos também como mansi): ocupavam 40% a 50% da área total do senhorio.
  • Terras Comunais: 20% a 30% do senhorio.
O senhor feudal não era visto como apenas um explorador, mas um patrono. Também era percebido por meio de um olhar religioso:

"O senhor não era visto simplesmente como um explorador, e sim um patrono, um propiciador de fertilidade, isto é, alguém que de forma algo mágica permitia que a terra produzisse o necessário para a subsistência de todos."


Por hoje ficamos por aqui. MAs amanhã falaremos sobre as obrigações morais no Feudalismo, além de outros assuntos, noutros posts. Espero você.

0 comentários:

Postar um comentário

Antes de publicarmos o seu comentário ele deverá passar por avaliação da Equipe do Blog. Comentários Anônimos não serão publicados, deixe seu nome ao menos ao final do seu comentário.

Comente este Artigo.
Ou apenas quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

Continue a acessar nosso blog e a comentar os artigos.

 
[História em Foco] | by TNB ©2010