Entenda como funciona um Júri Popular:

terça-feira, 23 de março de 2010



O assunto mais falado da semana é... adivinha? Bingo para quem disse o Caso Isabella Nardoni. Vamos saber, então, como funciona um Júri Popular, já que estamos falando desse assunto.

Fiquei com certa curiosidade para entender como funciona um Júri Popular, ao qual o casal Nardoni está sendo submetido. Depois de uma pesquisa básica na net, vejamos o que descobri/ entendi:


Num júri popular, algumas pessoas próximas ao local do crime (moradores do prédio ou vizinhos...) são recrutadas de uma lista do judiciário para julgar o caso. Na maioria das vezes, um total 25 pessoas são convocadas para fazer parte do júri. No caso dos Nardoni, a justiça convocou 40 pessoas. Para evitar a falta de quórum é preciso que pelo menos 15 pessoas compareçam no dia do julgamento.



Como posso fazer parte de um Júri Popular?


Para ser  voluntário  num júri é preciso ser maior de 18 anos, não ter vínculo empregatício na polícia ou no judiciário e, claro, não possuir antecedentes criminais.

Formação do Júri:


No dia do julgamento, sete pessoas das convocadas que compareceram, são sorteadas para formar o júri. Conforme forem sendo divulgados os nomes dos sorteados para formar o júri, defesa e acusação tem o direito de recusar até três nomes cada.

Durante todo o julgamento, os componentes do Júri permanecem no fórum, inclusive dormem no fórum. Podem ainda conversar entre si desde que não seja nada relacionado ao julgamento.

0 comentários:

Postar um comentário

Antes de publicarmos o seu comentário ele deverá passar por avaliação da Equipe do Blog. Comentários Anônimos não serão publicados, deixe seu nome ao menos ao final do seu comentário.

Comente este Artigo.
Ou apenas quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

Continue a acessar nosso blog e a comentar os artigos.

 
[História em Foco] | by TNB ©2010