As mulheres no Poder:

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011


Para que uma mulher governasse uma nação, era preciso que um homem - pai, marido ou tio - morresse. ela só ocuparia tal cargo depois da morte de alguém do sexo masculino, herdando o governo da nação.  Dentre as civilizações antigas, só o Egito foi governado por mulheres pois nele elas gozavam de maiores direitos, podendo assinar contratos, herdar patrimônios e outras coisas.

No Brasil, somente em 1934, a paulista Carlota Pereira de Queiroz tornou-se a primeira deputada do Brasil. Só a partir da segunda metade do século 20 as mulheres passaram a ser escolhidas.

Amanhã postaremos uma linha do tempo ainda nesta temática, onde falaremos da caminhada de muitas mulheres até chegarmos no Brasil de hoje, com a Dilma como a primeira mulher presidente.

1 comentários:

Joanceli Maria disse...

a mulher moderna está rompendo a cortina da invisibilidade, ocupando espassos antes tido só para homens; construindo sua identidade a partir dessas conquistas fasendo a diferença acontecer.uma revolução feminista com novas subjetividades na historia na politica o feminismo se destaca fugindo do padrão de masculinidade uma postura que energicamente contagia muitas destas mulheres levando em concideração a vontade de está onde sempre desejaram está num pedestral de igualdade no universo masculino sem perder a imagem da mulher enrraizada no padrão de feminilidade.

Postar um comentário

Antes de publicarmos o seu comentário ele deverá passar por avaliação da Equipe do Blog. Comentários Anônimos não serão publicados, deixe seu nome ao menos ao final do seu comentário.

Comente este Artigo.
Ou apenas quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

Continue a acessar nosso blog e a comentar os artigos.

 
[História em Foco] | by TNB ©2010