O Presidente sem Faixa Presidencial:

sábado, 1 de janeiro de 2011


O dia de hoje, 1º de janeiro de 2011, está sendo um dia histórico em que a primeira presidenta do Brasil está tomando posso do cargo. Como se vê, acontece uma cerimônia cheia de pompa: todo tipo de imprensa, desfile de Dilma diante dos olhares de milhares de pessoas e a entrega/ passagem da faixa presidencial.

No entanto, quando o primeiro presidente eleito por voto no país assumiu, nada parecido com o dia de hoje ocorreu. Nem mesmo o governante anterior, Floriano Peixoto, deu as caras, preferindo ficar em casa.

O Passo a Passo da "cerimônia" nada formal:

* Sem Recepção:

Prudente saiu de Piracicaba (SP) para o Rio de Janeiro, chegando com a família no dia 2 de novembro. Para recebê-lo na Central do Brasil, não havia nenhuma autoridade e nem seus militantes. Nem mesmo um carro oficial para buscá-lo. Dias antes, alguns generais do Uruguai visitaram a cidade. A estação de trem, por ocasião desta visita, no dia em que Prudente chegou estava cheia de flores murchas.

* Nada de entrega de Faixa:

Não existiu uma equipe de transição entre os governos. Somente no dia 2 de novembro um representante do governo anterior dirigiu-se ao Hotel em que Prudente estava hospedado. ninguém foi buscá-lo para a sua posse no Senado. Ele acabou mandando alugar três carros e o dinheiro do aluguel saiu de seu próprio bolso.


* Carona:


Não ocorreu nenhum desfile, nenhum aceno. Muito pelo contrário: o presidente eleito pegou carona na carruagem de um inglês representante do seu país, do Senado ao Itamaraty. Chegando ao palácio, ele o encontrou jogado as moscas: sem guardas na entrada, cheio de lixo, jornais velhos e garrafas jogadas ao chão. Grande parte da mobília havia sido destruída por militares.

Por fim, Prudente discursou para os presentes e, assim como Dilma fez hoje, prometeu defender a República. Nomeou seus ministros e ali mesmo fez a sua primeira reunião de governo.



0 comentários:

Postar um comentário

Antes de publicarmos o seu comentário ele deverá passar por avaliação da Equipe do Blog. Comentários Anônimos não serão publicados, deixe seu nome ao menos ao final do seu comentário.

Comente este Artigo.
Ou apenas quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

Continue a acessar nosso blog e a comentar os artigos.

 
[História em Foco] | by TNB ©2010